Transformar

  informação em

  conhecimento...

 

    LER MAIS

 

O outono e os animais no Ler + deste mês

folhas e mais folhas1

Durante o ultimo mês a atividade de leitura do “Ler+ ajuda-te a crescer” não parou e esteve em força em todos os Jardins-de-infância do Concelho. Foram quatro as histórias utilizadas, duas dedicadas ao outono e duas em que as personagens principais são os animais.


“O Rato Renato diz mentiras”, de Anna Casalis, conta-nos uma história muito comum que representa a realidade de muitas crianças, pais e educadores, em que um pequeno o rato inventa mentiras para não cumprir as tarefas do dia-a-dia. Numa outra abordagem, a obra “A avestruz aprende a ler”, de Karin Salmson valoriza a importância do ensino nas crianças desde a 1ª Infância. Nesta história a avestruz simplesmente não sabia ler e queria enfiar a cabeça na areia de tanta vergonha. Mas, os amigos, explicaram à avestruz que ninguém sabe fazer nada se não tiver aprendido primeiro...

 

Tendo o outono como pano de fundo, o projeto Ler+ ajuda-te a crescer levou ainda mais duas histórias aos Jardins-de-infância de Mondim de Basto. Na primeira, intitulada “Folhas e mais Folhas” os mais pequenos descobriram curiosos factos sobre a Natureza, como o crescimento das plantas e a sucessão das estações do ano. Ao mesmo tempo, aprenderam o significado de valores como a amizade, a entreajuda, a honestidade ou a partilha. Por fim, o livro “O Monte de Folhas” editado pela Verbo, Wiinie é a figura central que, juntamente com o Piglet, vão caminhando pelo Bosque e verificam que nesta estação as árvores perdem as folhas. Tirando partido da situação aproveitam o bom tempo para brincar com as folhas caídas e divertir-se. O Coelho é que preferia que o chão estivesse limpo e acha pouca graça à brincadeira…
Pais, boas leituras!
Fonte Wook.

INFORMAÇÕES

a vida do som exposição

CARTAZ EXPOSICAO VOLTA

Horário

 

De Segunda a Sábado

09h às 17h

(aberto à hora do almoço)

REDES SOCIAIS

Catálogo

logo fundacao

LIGAÇÕES

CMMB

 

MM

 

ZCM