Livro "Guiné mal-amada" apresentado na Biblioteca Municipal de Mondim

1234

Foi num auditório completamente cheio, que António Ramalho de Almeida apresentou o seu último livro, " Guiné mal-amada". Comunicador exímio, de discurso informal, demonstrando um grande conhecimento sobre o período da guerra colonial, o autor apresentou um livro de memórias de guerra que conta a história da comissão de um jovem oficial miliciano na antiga Guiné portuguesa. Este livro revela-nos as histórias que fizeram a história recente de Portugal. Os combates, as vivências, os dramas mas igualmente o heroísmo que apenas se conseguem revelar na catástrofe e na guerra.

 

António Ramalho de Almeida nasceu no Porto e formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto. Especialista de doenças respiratórias, começou a escrever sobre as suas primeiras experiências clínicas e em 1994, obteve uma Menção Honrosa no Prémio Bial, com o livro “A Tuberculose doença do Passado do Presente e do Futuro”. Pouco tempo depois, publicou “Contos do Sanatório” uma coletânea de histórias vividas ao longo de mais de 30 anos a conviver com doentes internados por longos períodos de tempo. No ano de 2000, publica “ A Trilogia da Tuberculose na vida e obra de António Nobre” por altura do centésimo aniversário da morte do poeta do “SÓ”. “Contributos para a História do Sanatório de D. Manuel II” é o livro que se segue e que vai servir de base a um outro livro chamado “ Hospitais de Gaia”, publicado 2 ano depois. Em 2008, no dia 1 de Fevereiro, lança o livro “ O Regicídio” Um crime mais que perfeito, por altura do centenário do assassinato do Rei D. Carlos. Em 2010 escreve “ 125 anos do Clube de Leça”, e no ano seguinte, “ O outro lado da Pneumologia” onde conta as histórias de colegas que viveram a sua especialidade com carinho e muito boa disposição. Em 2013 escreve “ Guiné mal-amada: o inferno da Guerra, pela necessidade que sentiu em esclarecer os mais jovens, e sobretudo contribuindo um pouco para o cantar da História da Guerra do Ultramar que está ainda longe de ser contada. Tem proferido conferências sobre temas culturais em Portugal e no estrangeiro, integrando desde o ano de 2002, o Clube da Letra, um clube literário do Rio de Janeiro, mantendo convívio com personalidades da literatura brasileira desde então. O Desporto e a música são os seus principais hobbies.

 

Para visualizar o álbum completo de fotografias:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.551976648209582.1073741854.356974961043086&;type=1

 {backbutton}

Horário

De Segunda a Sexta

09h:00 às 13h:00 e das 14h:00 às 17h:00

Encerra na hora de almoço.

Aos sábados

                                                                                                              09h:00 às 13h:00

INFORMAÇÕES

 

20240408 EXPOSICAO

 

CARTAZValentim

 

CARTAZ Holocausto

 

CARTAZ noite

 

Anne Frank 

 

10 anos cartaz

 

REDES SOCIAIS

municipio Visit Favo das Artes Casa de Abrigo CoGestão Romeiros Zona de Caça Municipal Museu Roteiro Religioso Levadas do Alvão